quarta-feira, 9 de julho de 2008

Presidente do STF critica "espetacularização" da PF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticou nesta noite, antes da solenidade de posse do novo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, o que classificou como "de novo, um quadro de espetacularização das prisões" por parte da Polícia Federal, durante a Operação Satiagraha, que resultou hoje nas prisões do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, do banqueiro Daniel Dantas e do empresário Naji Nahas, além de outros acusados de crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha.
O ministro considerou esse procedimento da Polícia Federal "dificilmente compatível com o Estado de Direito" e também condenou "o uso abusivo de algemas", acrescentando que "tudo isso terá que ser discutido". O presidente do Supremo qualificou ainda como "absurdos" os pedidos de prisão preventiva, busca e apreensão da jornalista Andréa Michael, do jornal Folha de S.Paulo, por ter antecipado, em reportagem publicada no dia 26 de abril, o teor da operação Satiagraha.
De acordo com informação publicada na página do STF na Internet, o ministro disse que "prender um jornalista por revelar uma informação faz inveja ao regime soviético. Ainda bem que o juiz negou o pedido". Gilmar Mendes definiu como abuso do próprio pedido de prisão preventiva a atitude da Polícia Federal em relação à jornalista Andréa Michael e questionou tal procedimento.


É novidade pra alguém que a polícia nacional é deveras teatral?
Sem humor, gente! Eles adoram aparecer, acho que sentem meio "FED"s de filme americano...
Excelentíssimo Senhor Doutor Gilmar Mendes, nem gaste seu vasto latim!

Nenhum comentário: