segunda-feira, 7 de julho de 2008

Loucas com Licença!!!

"Empresas ajudam funcionárias que têm TPM crônica

No auge da TPM, uma auxiliar de enfermagem sentia prazer em espetar a veia dos pacientes, uma executiva demitia funcionários sem piedade e uma atendente de telemarketing deixava os clientes esperando na linha inutilmente.
As situações acima foram relatadas a médicos durante um tipo de programa que ganha corpo no mundo empresarial: a prevenção coletiva dos distúrbios relacionados ao ciclo hormonal, especialmente a conhecida tensão pré-menstrual.
Em empresas onde trabalham majoritariamente mulheres, os especialistas já encontraram 40% da força de trabalho sofrendo de TPM e outras moléstias de sintomas parecidos, como a SIM (síndrome inter-menstrual, uma espécie de TPM no período da ovulação). (...)

O programa realizado por Berenstein passa pela fase de diagnóstico, sendo identificadas funcionárias com TPM e outras alterações por meio de questionários específicos e anônimos. São ministradas palestras de conscientização.
Depois, a empresa recebe um relatório sobre os problemas hormonais das funcionárias e um plano terapêutico, que pode ser coletivo ou individual.(...)

Pesquisas já mostraram que mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual faltam em média o dobro. Segundo o Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, cerca de 8% das pacientes que procuram o serviço relatam sintomas que as fizeram perder o emprego ou terminar o relacionamento. Dentre as queixas mais comuns das que pediram demissão ou foram demitidas estão irritabilidade e depressão.(...)"
MÁRCIO PINHO
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u419718.shtml

Acho isso realmente importante!!! Mulheres tendem a se descontrolar nesse período, aliás, deveria haver a licença TPM e para "pequenos surtos", já presenciei problemas com esses surtos, que aparecem em vários momentos da vida!!!

Proponho a criação da "DPS", Delegacia de Pequenos Furtos, por parte da Polícia Civíl, inclusive com redução de penas para agressões e assassinatos cometidos nesses períodos, pois a mulher não está gozando de todas as suas faculdades mentais.... ;-)

Nenhum comentário: