quinta-feira, 10 de julho de 2008

O chamado


Boato sobre ligação de celular assassina gera tensão na Indonésia



Um boato que alerta para a difusão de uma "ligação de celular assassina" que mata os cristãos que atendem à chamada instigou na Indonésia as tensões entre a maioria muçulmana e o resto da população.
Nos últimos dias, o "hoax" (como são conhecidos os boatos virtuais) se estendeu através de mensagens de telefone celular (SMS) e fóruns na web. Segundo as discussões dos internautas, a nova companhia de telecomunicações que acaba de entrar no país está aliada com o demônio.
Prova disso seria a oferta de lançamento da companhia, que repete três vezes o número "6" (666), dando origem a todo tipo de explicações satânicas. Além disso, Axis, o nome da empresa, significa "tortura" em indonésio se for lido de trás para frente ("sixa").
"Não é piada, eu recebi o aviso", afirma um jovem católico de Maumere, a maior cidade de Flores (sul da Indonésia), que prefere não se identificar. Para provar isso, ele mostrou a mensagem enviada a seu aparelho de celular.
O SMS alerta para a existência da nova companhia telefônica e assegura que sob nenhuma hipótese pode-se atender a uma chamada que começa pelo prefixo "0866" --os números iniciais de todos os telefones da operadora--, pois causaria a morte.
"Dois casos"
"Em Flores já houve dois casos, duas pessoas jovens e saudáveis que atenderam a ligação e morreram poucos dias depois", acrescenta o jovem, que, em seguida, diz sentir-se oprimido como católico em um país onde cerca de 90% da população são muçulmanos.
Segundo vários observadores, o boato da ligação assassina não tem lógica ou qualquer credibilidade, além de lembrar o roteiro do filme japonês "Chakushin ari". No entanto, acrescentam, o incidente revela as tensões de origem religiosa que existem na Indonésia e que só precisam de fatos como este para se espalhar.
Com mais de 200 milhões de fiéis, a Indonésia é a nação com maior população muçulmana do mundo, mas conta também com grandes comunidades de outras confissões, que aparecem geralmente agrupadas geograficamente.
É a vida imitando a arte...

Nenhum comentário: